terça-feira, 27 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE
CURSO – EDUCANDO PARA SUSTENTABILIDADE
Fonte: www.cognita.com.br/ea
Água Hoje e Sempre : Consumo Sustentável

TRABALHANDO COM RÓTULO

“ O rótulo não é apenas uma propaganda do produto. Nele constam informações importantes como lote e endereço de fabricação que servem para o consumidor reclamar de um eventual problema no alimento” afirma Murilo Dirverse, técnico de alimentos do IDEC.
Os indecifráveis termos técnicos colocados na tabela nutricional não servem apenas do controle da quantidade de calorias consumida. A palavra Glúten em destaque nos alimentos, por exemplo, é um alerta obrigatório para as pessoas que sofrem da doença celíaca ( problema no intestino), pois a presença dessa proteína pode agravar o problema do consumidor.

Atividade: O que mostram os rótulos

Objetivos: Conhecer os termos mais comuns dos rótulos comerciais;
Familiarizar-se com a leitura e interpretação dos mesmos antes de comprar.

Procedimentos: cada aluno traz cinco rótulos de produtos alimentícios de sua casa;
- formam-se grupos de até quatro colegas;
- cada aluno transcreve toda informação que figura em seu caderno;
- classifica-se montando uma tabela com as seguintes informações: nome do alimento, peso líquido, autorização sanitária, ingredientes, informação nutricional, país de origem, data de validade;
- os grupos conversam sobre as informações;
- pesquisa na internet sobre o tema rótulo e saúde;
- criar um desenho ideal para um rótulo pensado pelo consumidor.

Sites: “Tô de olho” do ministério de Justiça,
http:/www.mj.gov.br/DPCD/todeolho/default.htm


CAPACIDADES DESENVOLVIDAS
- localizar informações explícita no texto;
- inferir informação implícita no texto;
- estabelecer relações entre informações presentes no texto;
- posicionar-se sobre os fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.

COMENTÁRIO

A proposta é boa , tratou o conteúdo, deu subsídios, pediu vários gêneros, análise, esquemas, comparações entre outros textos, relato, percepção de outras linguagens, através de pesquisas.
ADIMARA E LENICE

"FELIZ AQUELE QUE TRANSMITE O QUE SABE E ENSINA O QUE APRENDE"
FOI MUITO BOM ESTARMOS COM VOCÊS!
ADIMARA E LENICE

RELATOS COMENTADOS SOBRE OS TEXTOS

PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL
Para Carl Sagan, a ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de
conhecimentos e a procura por regularidades. A ciência baseia-se na experimentação.
O principal artifício da ciência é pensar sobre alguma coisa, sempre com atitude crítica, admitindo hipóteses e checando-as.
Até que ponto porém podemos conhecer o Universo a nossa volta?
E um grão de sal, podemos conhecê-lo em seus detalhes? Esse grão de sal possui cerca de l0 l6átomos de sódio e cloro em posições tridimensionais predeterminadas. E o nosso cérebro quanto pode saber, o número de coisas conhecíveis pelo cérebro é cerca de um por cento de átomos do grão de sal.Assim, segundo Sagan o Universo seria incognoscível.
O sal é um cristal com estrutura predeterminada, se o Universo tivesse leis que o governassem com a regularidade da estrutura cristalina do sal então, o Universo seria cognoscível.
Os seres humanos são inclinados a encontrar regularidades para compreensão das coisas, é espantoso que existam leis naturais que resumem a forma como as coisas funcionam.
Nosso senso comum e nossa história evolutiva no faz entender alguma coisa do mundo prático, mas muitas leis ainda nos são muito complexas.
A idéia de que o mundo coloca-nos limitações é frustrante para o ser humano e impõe-nos certa humildade.
Mas para Sagan esse Universo incognoscível não é um lugar para um ser pensante, mas é ideal para nós pois é nele que habitamos e isso não deve ser uma coincidência.

Adimara e Lenice



COMENTÁRIO

Concordo com o autor, de que a Ciência é um modo de pensar sobre o funcionamento das coisas e a busca por explicações. Sem dúvida para testar nossas hipótese é necessário realizar experimentos.
O pensar científico levanta hipóteses e as checa através de experimentos, levando a compreensão dos fenômenos que nos cercam.
O ser humano satisfaz-se com suas descobertas e procura sempre por respostas, principalmente as que relacionam-se com nossa origem e do próprio Universo.
Assim, como coloca o autor acredito que é complexo o entendimento do Universo, embora os avanços tecnológicos nos esclareçam muitas coisas, então o Universo não é de todo desconhecido.
A maioria das pessoas desconhece a estrutura de um grão de sal, mas a humanidade o utiliza e melhora o sabor dos alimentos através dele. Assim, acredito que aconteça o mesmo com o Universo não o compreendemos totalmente, mas somos parte integrante dele. Somos seres pensantes, analisamos, observamos, inventamos e é isso que nos faz diferentes dos animais - a inteligência.
Concordo que se soubéssemos tudo, o mundo seria muito chato e monótono, pois são as descobertas , os desafios que movem a humanidade, e nos trazem alegria, satisfação pessoal. A humildade nos faz melhores, mais humanos, melhora a convivência entre os seres humanos87.
O Universo tem um pouco de conhecido e muito de desconhecido, acho que é ideal para vivermos e que estar aqui realmente não é uma coincidência.
Adimara e Lenice

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O MILAGRE BRASILEIRO: Boris Fausto


Segundo Boris Fausto, o período chamado “Milagre” estendeu-se de l969 a l973 o Brasil teve um extraordinário crescimento econômico, taixas relativamente baixas de inflação e PIB com crescimento anual de 11,2%.
Os técnicos planejadores do “milagre” e seu idealizador Delfim beneficiaram-se em primeiro lugar.Países mais avançados aproveitaram para tomar empréstimos externos e a dívida passou de 40 bilhões de dólares em 1967 para 375 bilhões de dólares em 1980. No Brasil ao lado dos empréstimos também cresceu o investimento estrangeiro da indústria aotimobilística e a fabricação de carros das empreses : General Motors, Ford e Chrysler.
Houve também o incentivo do governo para produtos industriais, o governo passou a arrecadar mais com impostos e diminuiu o déficit e a inflação.
O Estado concedeu créditos, inseções de tributos aos exportadores e indexou salários. Muitos setores da indústria e agricultura beneficiaram-se com esta ação .
O ponto vulnerável desta política foi a dependência do sistema financeiro , do comércio internacional e a necessidade de produtos importados como o petróleo.
O povo aguardava, pois segundo Delfim primeiro o bolo deveria crescer para depois ser distribuído . Os salários de trabalhadores comprimidos e houve valorização na área de administração de empresas e publicidade.
Outro aspecto negativo foi a desproporção entre avanço econômico e abandono de programas sociais. Juntamente com o aumento do potencial industrial destacaram-se os problemas de saúde, educação e habitação.
Iniciou-se o Capitalismo Selvagem que não considerava nem a natureza, nem as populações locais. A poluição industrial e dos automóveis aumentava a cada dia sem preocupação nenhuma.


COMENTÁRIO

Durante este período chamado ‘Milagre Brasileiro”, onde o regime era a ditadura de Delfim implantou-se uma política que beneficiava apenas ele próprio e seus planejadores. Não voltada para o povo, visando iludir os menos favorecidos que aguardavam uma melhoria em suas condições sociais. Houve algum desenvolvimento e a queda da inflação, no entanto isso não foi suficiente para melhorar a condição da população.
Devido a uma série de medidas como: empréstimos externos, introdução do capitalismo e concentração de renda nas mãos de poucos ; resultaram em aumento da dívida externa e da pobreza no país.
Numa ditadura o estado detinha todo o poder em suas mãos e agia como lhe convinha. Os incentivos e crescimento da construção civil levou ao desenvolvimento da indústria. Mas com salários estagnados, a população ficou em condições precárias , situação esta que se reflete nos dias atuais com baixos salários, muita pobreza, desigualdade social, problemas de saúde, habitação e educação.


Por Adimara e Lenice



SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO ( CALVINO, Ítalo )


Segundo o autor para começar a ler seu novo romance você deverá relaxar, concentrar-se, deixar o mundo a sua volta dissolver-se no indefinido.Não veja televisão, não deixe ser perturbado, se for preciso fale alto, grite: Estou começando a ler... .
Escolha uma posição adequada: sentado, estendido, encolhido, deitado. Numa poltrona, num sofá, na cama ou até em posição de ioga.
Outrora, lia-se em pé, parado. Contudo, a idéia de ler a cavalo pode parecer atraente, deve-se ficar confortável com os pés levantados.
Estique as pernas, porém tire os sapatos, mas não deixe o livro.
Regule a luz para que ela não lhe canse a vista.Logo que mergulhar na leitura, não haverá meio de mover-se. Mas esteja atento para não receber luz demasiado forte , procure providenciar tudo aquilo que possa vir a interromper a leitura.
Não que você espere algo especial deste livro. Há tanta gente que vive a espera de experiências extraordinárias. Você não. O melhor que se pode esperar é evitar o pior, tanto na vida privada como nos problemas do mundo. Você acredita que seja certo conceder a si mesmo o prazer juvenil da expectativa, mas em que o risco da desilusão não é grave.





Comentário




Concordo que para ler, devemos relaxar, ficar no silêncio, em uma posição que estejamos a vontade e num local confortável. Mas nem sempre a leitura acontece dessa maneira, em virtude da correria do dia-a - dia, dos compromissos, do trabalho, às vezes lemos onde for possível, como : no ônibus, metrô, entre barulho de aparelhos sonoros e conversas.Quanto a posição nem sempre é possível escolhe-la. JÁ ler a cavalo para mim , acho que seria um pouco desconfortável, cavalgar combina mais com visualizar a paisagem.Em relação a luz concordo plenamente que deve ser regulada para não prejudicar a vista.Nem sempre quando lemos esperamos algo de extraordinário ou simplesmente não esperamos nada. Acredito que sempre há perspectiva quando se lê, seja para nos divertir, entreter ou ampliar nosso conhecimento e modo de compreensão das coisas. Sem que isso tenha que ser extraordinário, uma coisa é certa a leitura amplia nossa capacidade de dissernimento e entendimento do mundo a nossa volta.




Por Adimara e Lenice

ATIVIDADE 1: PREDIÇÃO


TEXTO- Os trabalhadores se revoltam : o grande
Massacre de gatos na rua Saint-Séverin

Trabalhadores de uma fábrica se revoltam com baixos salários e a recusa de serem recebidos pelo chefe. Começam uma confusão, a polícia é chamada, entram em confronto.
Num canto ali perto uma gata com sua ninhada de filhotes observa assustada. De repente, a confusão se espalha e os gatinhos são pisoteados até a morte.
Mais tarde depois de acalmada a situação, a gata chora a morte de seus filhotinhos.


RELAÇÃO: os gatos sofreram as conseqüências da fúria de trabalhadores humilhados.


ATIVIDADE 2- CHECAGEM DA HIPÓTESE

Não acertamos, pois imaginamos a morte dos gatos como sendo um acidente e de acordo com o texto foi proposital e um ato simbólico dos empregados contra os patrões.

ATIVIDADE 3 - SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO

Informações adicionais como estas nos proporcionam uma melhor compreensão, ampliando nossa capacidade interpretativa de leitura, argumentativa e discussão levando a diferentes perspectivas em relação ao texto e a intertextualidade.


ATIVIDADE 4 - na apostila

ATIVIDADE 5 - na apostila

ATIVIDADE 6 - VOZES DO DISCURSO


Recurso - documento-fonte ( autor, operário, patrão, mulher, o próprio leitor).

ATIVIDADE 7 - na apostila

ATIVIDADE 8 - RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO

A vida de aprendiz era dura, dormiam num quarto escuro, sujo e gelado, executando tarefas o dia inteiro, tentando furtar-se aos insultos dos oficiais e aos maus-tratos do patrão. Nada recebiam em troca para comer a não ser as sobras que os gatos recusavam.
Os aprendizes viviam em situação precária.

ATIVIDADE 9 - APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLÍTICOS

Simbolizou o fim das humilhações que os trabalhadores sofriam com os patrões, a desvalorização e mau-tratos.


ATIVIDADE 10 - APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLITÍCOS

Texto político que remete aos valores sociais porque passavam os trabalhadores que viviam escravizados e humilhados.


ATIVIDADE 11 - APRECIAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E POLÍTICOS

Percebeu que os trabalhadores estavam enfurecidos contra os patrões podendo até mesmo mata-los, como aconteceu com os gatos.

CAPA DO RELATÓRIO

LEITURA E ESCRITA


RELATÓRIO CIENTÍFICO


Título: Difusão – café ao leite




Nomes : Adimara Aparecida Martins de Souza

Lenice Aparecida de Souza Marques Ferreira

RELATÓRIO CIENTÍFICO



Título: A DIFUSÃO - CAFÉ AO LEITE

INTRODUÇÃO

Uma das características da espécie humana é a capacidade de criar conhecimento e é isso que a distingue das demais. Para melhorar sua condição de vida, os seres humanos procuram compreender os fenômenos que observam ao seu redor.
O conhecimento científico é considerado confiável porque pode ser comprovado mediante experimentos físicos como, por exemplo, quando colocamos uma gota de café no leite e não mexemos: Será que haverá uma mistura? Será que o café vai para o fundo da xícara ou ficará na superfície? Há então necessidade de um experimento simples e observações para conclusões.
É muito provável que haja uma mistura que ocorre o processo da difusão.

EXPERIMENTO

Pega-se uma xícara transparente cheia de leite, coloca-se lentamente uma gota de café. Percebe-se que as moléculas de café adquirem um movimento natural e espalham-se por todo o leite existente na xícara.

RESULTADO

Com o espalhamento do café ao leite, houve uma pequena alteração na cor e no sabor do mesmo, o que indica que ocorreu uma reação química. Não houve necessidade de misturar a substância, esse processo aconteceu naturalmente.

CONCLUSÃO

De acordo com o processo da difusão, as partículas de um soluto tendem a migrar de um meio mais concentrado para outro menos concentrado, espalhando-se pelo solvente. Essas partículas movimentam-se através da energia cinética, que é natural entre as moléculas.
Nesse experimento o soluto é a gota de café e o solvente o leite contido na xícara.
O processo da difusão ocorre diariamente no ambiente e nos organismos dos seres vivos, sendo essencial para muitos processos vitais; como por exemplo, a entrada e saída de ar dos pulmões. É essa relação de fenômeno com a vida que leva o homem a pesquisar e procurar sempre por respostas.





quinta-feira, 1 de novembro de 2007

TABELA -LEVANTAMENTO DE VERBOS DE INSTRUÇÃO


CINCO TERMOS E SEUS VERBETES


Reação- 1- Ato ou efeito de reagir. 2- Resposta a uma ação por meio de que tende a nula-la. 3- Modo de agir em face de ameaça. 4- Resistência; oposição. 5- Oposição a qualquer inovação no campo das atividades humanas. 6- Méd. Resposta do organismo a estímulo normal ou patológico. 7- Fís. Força que se opõe a outra. 8- Quím. Transformação de substância em outra de natureza e estrutura diferentes da inicial.

Estilo- 1- Modo de exprimir-se falando ou escrevendo. 2- Uso, costume. 3- A feição típica de um artista, uma escola artística, uma época, uma cultura, etc. 4- Gênero, qualidade, espécie. 5- Maneira de tratar, de viver, procedimento, conduta, modos. 6- Maneira ou traço pessoal no agir, na prática de um esporte, na dança, etc.

Argumento – 1- Raciocínio pelo qual se tira uma conseqüência ou dedução. 2- V. enredo. 3- Mat. Variável independente. 4- Geom. Anal. V. ângulo polar.

Superfície- 1- Extensão duma área limitada. 2- A parte externa dos corpos; face. 3- Fig. Aparência, aspecto. 4- Geom. Configuração geométrica ext. Pessoal que sobressai em determinada área; astro.com duas dimensões.

Estrela – 1- Astr. Nome comum aos astros luminosos que mantêm praticamente as mesmas posições relativas na esfera celeste, e que, observados a lho nu, apresentam cintilação. 2- Ast. Qualquer astro. 3- Destino, fada. 4- Artista de renome, astro. 5- P.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

LIVRO ESCOLHIDO


Livro: Projeto Araribá
Autor: Obra concebida e produzida pela Editora Moderna
Série: 8ª
Editora: Moderna

VOCABULÁRIO CIENTÍFICO - VERBETE DE DICIONÁRIO



"TEMPO"- 1- Sucessão dos anos, dias, horas, etc... , que envolve a noção de presente, passado e futuro. 2- Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize. 3- Época, estação. 4- As condições meteorológicas. 5- Flexão indicativa do momento a que se refere a ação ou estado verbal. 6- Cada uma das partes em andamentos diferentes, em que se dividem certas peças, como, p. ex. : a sonata.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O MICRÓCUS



O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado. Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.
Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.
Certa vez, micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amos impossível resultou a desgraça dos dois. Ela, por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.
Mas o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.

(TACUS A CRIAÇÃO DAS CRIATURAS, ED. Vanguarda, SP., 1977, p. 33 © Dionísio Jacob, com autorização da Edições SM).

LINGUAGEM CIENTÍFICA

Passa informações e explicação de um determinado assunto, mas com uso de vocábulos, às vezes, desconhecidos ou pouco utilizados, numa linguagem mais formal, que para serem compreendidos é necessário o uso de dicionário ou de outros recursos, como pesquisa em sites.

LINGUAGEM METAFÓRICA

Nem tudo está dito ou posto no texto, tem sempre algo implícito ou pressuposto, que têm de ser compreendidos numa leitura efetiva. O autor deixa pistas no texto com significação construída.

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN


- Descobrimento da América
- Três caravelas de Colombo
- Mares, ilhas, montanhas
- Ouro, dinheiro, riquezas
- Os pássaros
- Cristóvão Colombo

COMPARAÇÃO ENTRE OS TEXTOS




- Praticamente não houve mudanças desde o descobrimento da América
- Ainda há tribos indígenas
- Relevo com mesmas características ( muito turismo)
- Riquezas como minérios, ouro
- Sociedades com problemas sócio-político e econômico
- Alguns locais conseguiram bom desenvolvimento, outros não.

TEXTO DE DOOLING E LANDMAN - IDÉIA CENTRAL


“Os olhos enganam”, disse ele, “um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado.”

AVALIAÇÃO DO CURSO


O curso é dinâmico, traz muitas informações e diversidade de textos, ampliando nossa concepção de leitura e escrita. Permitiu-nos uma integração e maior familiarização com os recursos digitais, como a internet, ao mesmo tempo, sugeriu maneiras de como trabalhar com os alunos em sala de aula. Ampliou muito nosso conhecimento, principalmente, os relacionados à área de ciências. Acreditamos que a partir de agora até a maneira de fazermos uma leitura ou interpretar um texto será diferente. Superou nossas expectativas.
Quanto às tutoras, foram ótimas, usaram uma linguagem clara e objetiva, e estratégias que levaram a participação efetiva de todos que tiveram que pesquisar, ler, interpretar, enfim, estudar. Isso foi muito bom.
Ponto negativo: Pena que foram só 30 horas. Gostaríamos de continuar . Esperamos que aconteça o módulo II.

RESUMO:PODEMOS CONHECER O UNIVERSO) REFLEXÕES


Resumo: Podemos conhecer o Universo? (reflexões sobre um grão de sal)

1- Ciência é um modo de pensar para saber como as coisas funcionam. Desafiar dogmas com questionamentos e experimentação.
2- Através dela procura responder questões que não são ou não eram compreendidas. Ex. formação das nuvens.
3- O pensar científico examina o mundo com atitude crítica. Leva o ser humano a pensar no âmago das coisas.
4- Será que podemos compreender o Universo? Tanto a ciência como intelectuais procuram por respostas.
5- Não conhecemos os detalhes de nossa Galáxia e de um grão de Sal?
6- Se analisarmos o grão de Sal com microscópio, descobriremos que possui mais átomos que as conexões de nosso cérebro.
7- Assim, o Universo seria incognoscível para nós.
8- O Sal é um cristal, com estrutura predeterminada de cloro e sódio, estudado pela Química.
9- Se o Universo fosse como o Sal seria cognoscível.
10- Os seres humanos são inclinados ao que é comum e procuram compreender o Universo em que vivem.
11- Existem leis naturais que regem o Universo e a forma de seu funcionamento.
12- O senso comum e nossa história evolutiva, prepara-nos para entender o mundo prático, mas a intuição pode nos fazer errar, quando não entendemos algo e discordamos. Ex. Teoria da Relatividade.
13- As leis que regem a natureza, podem proibir certas coisas. Como por exemplo algumas posições de rotação da Terra.
14- Essa idéia de que o homem tem limitações levou-o a frustrações, impondo certa humildade. Cada limitação é uma lei da natureza. O conhecimento do Universo depende das leis naturais e da capacidade intelectual de compreender essas leis.
15- Segundo Carl Sagan, O Universo é desconhecido, e ao mesmo tempo conhecido, e é ideal para nós, pois é nele que habitamos.

Hipóteses

Podemos conhecer o Universo? “Reflexões de um grão de sal”
Suponhamos que os elementos que constituem o grão de sal também são constituintes do Universo, e um grão de sal pode ser tão complexo para ser estudado, embora seja tão pequeno, em relação ao Universo, diante de sua imensidão.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

REFLEXÃO SOBRE UM GRÃO DE SAL

Pensar científico, checar hipóteses, levantar experimentos e compreende-los, examina o mundo com uma atitude crítica, como se muitos mundos alternativos pudessem existir, como se outras coisas devessem estar presentes, embora são estejam. Se você gasta algum tempo admitindo várias hipóteses, checando-as para ver se têm sentido, se se ajustam com algo que já sabemos, imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar nossas hipóteses, está fazendo ciência. E se você vier a praticar esse modo de pensar, transformando-o num hábito, cada vez irá aperfeiçoa-lo.
O Universo é incognoscível, absolutamente imune a qualquer tentativa de pleno conhecimento por parte do homem, mas se o Universo tivesse leis naturais que governassem seu comportamento com o mesmo grau de regularidade das leis que determinam a estrutura cristalina do sal, então o Universo seria cognoscível.
Naturalmente, os seres humanos são altamente inclinados a encontrar regularidades, isto é, leis naturais. O Universo força os que nele vivem a compreende-lo. O Universo pertence àqueles que, pelo menos até certo ponto, são capazes de imagina-lo.

FAZER CIENTÍFICO

Fazer científico é um saber fazer que é a própria prática do pesquisador, de acordo com seu objeto investigado, não seria um conjunto de regras codificadas ou passos convencionados a serem aplicados, mas sim um procedimento” personalizado” a ser construído pelo pesquisador durante a sua investigação.

SENSO COMUM

Senso comum é um saber que nasce das experiências questionadas, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos, um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as regras de conduta, enfim, sobre tudo que necessitamos para poder nos orientarmos no nosso dia-a-dia.
É, por isso, um saber informal, que se adquire de uma forma natural, não exige grandes esforços, ao contrário dos saberes formais, tais como as ciências, que requerem um longo processo de aprendizagem escolar.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA A CIDADANIA( ROXANE ROJO)


Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes, porque as práticas de leitura no letramento escolar não desenvolvem senão uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente.
Ser letrado e ler na vida e na cidadania é escapar da literalidade dos textos e interpreta-los, é discutir com os textos, replicando e avaliando posições ideológicas que constituem seus sentidos, é, enfim, trazer o texto para a vida e coloca-lo em relação com ela.
Ler envolve diversos procedimentos e capacidades perceptuais, cognitivas, afetivas, sociais, discursivas e lingüísticas.

CAPACIDADES DE LEITURA ENVOLVIDAS NAS DIVERSAS PRÁTICAS LETRADAS
Estas capacidades básicas são ensinadas e aprendidas durante o processo de alfabetização, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Não se dão por si só , sem a contribuição de outras capacidades de compreensão, apreciação e réplica.
Tais capacidades se desenvolvem a partir de atuação do conhecimento de mundo, de antecipação ou predição de conteúdos, de checagem de hipóteses, localização de informações, comparação de informações, generalização, produção de inferências locais e globais. Para isso, é necessário a recuperação do contexto de produção do texto, a definição de finalidades e metas da atividade de leitura e percepção de relações de intertextualidade.

GENERALIZAÇÕES PARCIAIS, SELAÇÃO E SÍNTESE

SEQUÊNCIA CORRETA: 01 - 10 - 11 - 14 - 07 - 09 - 15 - 02 - 06 - 03 - 08 - 12 - 13 - 04 - 05.

MURAL DA CIÊNCIA

CIÊNCIA - É a possibilidade de novas descobertas e prováveis explicações para muitos mistérios através do conhecimento.CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA:Experiências, teorias, relatos, levantamento de hipóteses, checagem, observação, análises que levam a possíveis mudanças e soluções.Postado por ADIMARA E LENICE

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

QUESTÃO DO ENEM - 2007-ÁLCOOL

A alternativa correta é a E. O aluno teria que ter habilidades visuais, mobilizar, conhecer e utilizar várias linguagens nas áreas de Português e Matemática. Perceber as inferências locais e global, usando raciocínio, interpretação, comparação de informações, generalização, ética e moral.

BOLETIM DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS

Frequentemente confundido com o histórico escolar, o boletim de notas nada mais é do que um histórico do ano corrente. Geralmente é necessário traduzí-lo quando o aluno não concluir determinado ano, incluindo as notas que seriam usadas para calcula-lo da média final,que aparecem nos históricos. O boletim de notas frequentemente pode ser emitido em forma de guia de transferência.
Estes documentos podem variar bastante em tamanho, formato e conteúdo. Alguns incluem não somente notas, como também carga horária e informação sobre freqüência.

CHARGE JORNALÍSTICA

É um texto polifônico, isto é, um texto que apresenta várias vozes em sua construção e que mantém relações intertextuais com outros textos, publicados ou não pelo jornal.
Depreendemos que as relações intertextuais da charge jornalística podem se estabelecer com textos verbais, visuais, conforme simbologia criada em torno do dia de publicação do jornal e com a própria charge.
A charge pode ser engraçada ou não, mas é sempre inteligente e induz a reflexão sobre algum tema atual e relevante.

ROMANCE POLICIAL

O romance policial cresceu e se firmou como um dos mais populares gêneros literários do século XX. A violência nos romances policiais estava ligada ao clima da época do seu surgimento um pós-guerra, onde o crime organizado crescia a olhos vistos nas grandes cidades americanas .
Os escritores de romance policial também se preocupam com a forma como descrevem lugares e situações. Tão boa como a trama, o ritmo da mesma define uma boa obra policial.
A ficção policial passou por várias alterações em seu contexto, adequando-se a cada época e provocando sua consistência e longevidade.
Ganhou novos adeptos ao mundo da leitura, desde seu surgimento muita coisa mudou, o mundo do crime, os detetives, embora não tenham sumido. Seus principais cronistas também.

Relato de experiência científica

Com o artigo publicado em Química Nova Escola nº 4, foi possível conhecer e refletir sobre uma modalidade de formação continuada de professores de química dirigida à superação de práticas tradicionais vigentes nas escolas. O presente artigo relata uma experiência desenvolvida por professores que participam desse processo, enfocando o tratamento de problemas considerados autênticos no ensino-aprendizagem em química, no nível médio.
Apresentamos e discutimos alguns aspectos teóricos e metodológicos que poderão subsidiar a utilização de livros paradidáticos no ensino de química, como também de recortes de jornais e artigos de revistas especializadas.
Investigações recentes sobre aprendizagens apontam para a impossibilidade de separar o que é aprendido da forma como é aprendido e usado.
A definição é um momento importante do processo de construção do conhecimento, representa um estágio de síntese.
Foi feito um trabalho em Contagem – MG sobre vantagens e desvantagens do uso do álcool e da gasolina como formas de energia, problemas relacionados à industrialização, técnicas de conservação de alimentos aditivos, saúde, fome entre outros. O importante é que os alunos escolham temas relevantes para serem investigados na comunidade onde vivem.
O Desenvolvimento da Experiência
Incentivar a leitura, a interpretação de textos, criatividade, pesquisa, desenvolvimento do senso crítico e criatividade.
Atividades como sessões de vídeos, confecção de murais, discussões sobre a qualidade de vida e o meio também foram desenvolvidos.
Os professores e alunos socializaram suas experiências individuais, passando da pesquisa para problemas autênticos. Estruturaram atividades e construíram consensos/entendimentos.
Esse projeto busca suscitar nos alunos o interesse por problemas vivenciados em seu dia-a-dia. Os temas são trabalhados articuladamente com o desenvolvimento do currículo.
Ao final, pretende-se entre outras coisas, que o aluno não só tenha competência para resolver o problema, mas também que, ele saiba propor um outro problema semelhante que possa ser investigado.no ensino-aprendizagem .

Interrogatório

INTERROGATÓRIO POLICIAL

1- Qual o seu nome?
Mariquinha da Silva

2- Qual o seu endereço?
Rua 23 de Março, 3456, centro

3- Além do corpo, havia algum objeto no local?
Não.

4- Você está sozinha em casa?
Sim, estou.

5- Você tocou no cadáver?
Sim, pois achei que estivesse desmaiado.

6- Havia mais alguém por perto quando você encontrou o cadáver?
Não, apenas vi um vulto dobrar a esquina.

7- O que você estava fazendo quando a campainha tocou?
Estava me preparando para ir ao trabalho.

8- Por favor, não saia da cidade porque a qualquer momento você terá que comparecer à delegacia para maiores esclarecimentos.

Produção de textos de gêneros diferentes esferas

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CAPACIDADES DE ESCRITA -PROPOSTAS "A" E "B"

Gêneros que circulam em minha área do conhecimento são: charges, histórias em quadrinhos, textos explicativos, expositivos, argumentativos, filmes, boletins, músicas, poemas , peças teatrais, jornalísticos e outros. Em minha sala de aula além dos citados acima, também diários de classe, exposição oral, debates, resumos entre outros. Os alunos apresentam mais dificuldades na interpretação de textos e na construção de texto de opinião.
lenice

CAPACIDADES DE ESCRITA -PROPOSTAS "A" E "B"

Gêneros que circulam em minha área do conhecimento são: mapas, gráficos, textos explicativos, textos expositivos, textos argumentativos, filmes, boletins, músicas, poemas e outros. Em minha sala de aula além dos citados acima, também diários de classe, exposição oral, debates, resumos , maquetes, visitas de campo, entre outros.Os alunos apresentam mais dificuldades na leitura de gráficos, e na construção de texto de opinião. Os gráficos porque são pouco trabalhados, e no texto de opinião porque, na maioria das vezes, os alunos não têm ou acreditam não terem conhecimentos mais amplos dos temas desenvolvidos.
Adimara- Ciências Físicas e Biológicas.

Esferas de Atividades Humanas e de Gêneros de Discurso

Quadro 1 - Congresso Nacional
Esfera - Política
Atores - deputados, senadores, assessores, partidos, relator, funcionários, eleitores,, lobista.
Interesses - poder, criação e votação de leis, apoio à campanhas...
Atividades - criação e votação de leis, CPI, discurso na plenária...
Gênero - discurso, debates, relatórios, emendas, cartas, ofícios.

Quadro 2 - Diário de Notícias
Esfera -jornalística
Atores - editores, repórter, empresários, colunistas, fotógrafos, críticos, leitores, apresentadores.
Interesses - vender, informar, prestação de serviços, marketing, formar opiniões, tendência política.
Atividades - pesquisas, redação, produção, relato de fatos, vendas, anúncios, texto de opinião, entretenimento, notícias.
Gênero em circulação - artigo de opinião, crônica, carta do leitor, notícias, reportagens, horóscopo, história em quadrinhos, charge...
Quadro 3 - Laboratório de Química
Esfera - Científica
Atores - professores, pesquisadores, estudantes, farmacêuticos, médicos, químicos, investidores, empresas...
Interesses - econômicos, produção de conhecimento, solução de problemas, conseguir verbas, patentear...
Atividades - experimentos, pesquisas, anotações de dados, , análises, publicação de dados, elaboração de projetos...
Gênero - relatório científico, projeto pronto, artigo de divulgação científica, tese, monografia.


Quadro 4 - Sala de Aula
Esfera - educacional ou escolar
Atores - professores, alunos, diretores, serventes, inspetor, funcionários da D.E., Atps, comunidade, mantenedor...
Atividades - aulas dialogadas, reuniões, pesquisas, teatro, esporte, jogos, experiências,...
Gênero - seminários, provas escritas, relatos, dissertação, boletins, enunciados de problemas, gráficos...

SINOPSE : Vídeo - Minha vida de João

Esse vídeo apresenta a história de um garoto e a construção de sua masculinidade da infância até a juventude.
Focaliza os diferentes aspectos que um homem jovem tem que enfrentar para tornar-se um homem em nossa sociedade: o machismo, a violência intra-familiar, a homofobia, as dúvidas com relação a sexualidade, a primeira relação sexual, gravidez, uma DST e a paternidade.
Objetivo discutir crenças, sexualidade, saúde reprodutiva, masculinidade e reflexão sobre ser homem.

O que é Blog?

É uma ferramenta de fácil utilização, não necessita conhecimentos de programação. É amplamente utilizada pelos jovens para bate papos com os amigos, registros pessoais na forma de diário, relatos, e outros.
Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades, tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou turmas da mesma escola, para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões, favorecendo a produção escrita e a leitura.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PREDIÇÃO/ANTECIPAÇÃO

Imaginamos um homem numa estação de trem, trajando casacos longos e pretos, botas, cachecol, chapéu, portando uma pasta grande com alguns livros para serem comercializados. Ele olha para o céu com nuvens densas e escuras, com raios gigantescos. Pensa no dia seguinte, nos seus clientes, espera que faça boas vendas, apesar do mau tempo. Pensa também no seu retorno à sua casa, no seu descanso, na comidinha quente e suspira...

PARÓDIA DO TEXTO: SE UM VIAJANTE NUMA...

É melhor lermos ao ar livre, deitada numa rede debaixo de uma árvore frondosa, ouvindo o cantar suave e alegre dos pássaros. Sentindo o frescor da natureza, o aroma das flores que enfeitam o local. Não queremos ser perturbadas! Queremos viajar pela leitura, flutuar num mundo de fantasias, de sonhos e, ao mesmo tempo, deparar com o que temos de mais real.

PARÓDIA

É a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescrita de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso.

RESENHA

Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente. Permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área. Normalmente a resenha é uma tarefa para especialistas no assunto, como, professores de determinada área.

RESUMO

Em geral, guarda mais ou menos a quarta parte do texto original. Ele deve conter os pontos essenciais do texto, preservando-se as intenções do autor, mantendo sua ênfase e dando atenção maior àquilo de que o autor trata mais longamente. O resumo deve ser, antes de mais nada, fiel, ao texto de que trata.

SINOPSE

É a apresentação concisa do texto de um artigo, da obra ou documento que acompanha, devendo ser redigida pelo autor ou editor.

DEPOIMENTO

A leitura abre novos horizontes, aumenta nossa imaginação e concentração, enobrece e acalma-nos espiritualmente. Através dela podemos brincar com a fantasia, nos tornar mais cultos, ou simplesmente, passar momentos de entretenimento.
Gostamos de ler diversos tipos de texto, principalmente aqueles que nos fazem refletir, fazendo com que mudemos nossas atitudes e compreendamos melhor o outro, com um novo olhar sobre o mundo.

A LEITURA E A ESCRITA DEVEM MERECER ATENÇÃO DE TODAS AS DISCIPLINAS

A leitura e a escrita são partes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Tendo a escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa de utilizar o texto para uma aquisição significativa da linguagem. Outras disciplinas devem utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado. Reconhecendo sua importância na sala de aula a utilização do texto deve acontecer com mais frequência e que este possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas do conhecimento.
Todo educador deve tomar para si um pouco de responsabilidade de consolidar a leitura e a escrita na sala de aula através dos textos, porque mesmo sendo papel do professor de língua portuguesa sistematizar o ensino da língua todas as disciplinas devem ensinar a utilizar o texto de que fazem uso.

EXPECTATIVAS DO CURSO

EXPECTATIVAS DO CURSO

Apesar de estarmos um pouco preocupadas e ansiosas por não dominarmos muito bem os aspectos da área digital, acreditamos que este curso está sendo um dos melhores que a diretoria de Jales oferecera.e que, com a nossa participação direta na elaboração das atividades, ocorrerá um desenvolvimento bem maior na leitura e escrita e na busca de conteúdos que aprimorem nosso conhecimento.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Perfil

Somos professoras de Ciências e Língua Portuguesa, formadas pela Unijales, também fizemos o curso de Complementação Pedagógica nas Faculdades Integradas Urubupungá e FAR de Ilha Solteira.
Trabalhamos no magistério há 8 anos. Eu, Lenice, professora de Língua Portuguesa, atuei como PEB-I, tenho boas lembranças, mas prefiro atuar como PEB-II.E minha amiga Adimara, professora de Ciências, sempre trabalhou como PEB-II.
Atualmente estamos trabalhando na Escola Zélia, em Pontalinda, pelo artigo 22, Graças a Deus e aguardando o resultado da Remoção.
Embora atuamos em áreas diferentes temos algo em comum: apreciar uma boa leitura.