terça-feira, 20 de novembro de 2007

SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO ( CALVINO, Ítalo )


Segundo o autor para começar a ler seu novo romance você deverá relaxar, concentrar-se, deixar o mundo a sua volta dissolver-se no indefinido.Não veja televisão, não deixe ser perturbado, se for preciso fale alto, grite: Estou começando a ler... .
Escolha uma posição adequada: sentado, estendido, encolhido, deitado. Numa poltrona, num sofá, na cama ou até em posição de ioga.
Outrora, lia-se em pé, parado. Contudo, a idéia de ler a cavalo pode parecer atraente, deve-se ficar confortável com os pés levantados.
Estique as pernas, porém tire os sapatos, mas não deixe o livro.
Regule a luz para que ela não lhe canse a vista.Logo que mergulhar na leitura, não haverá meio de mover-se. Mas esteja atento para não receber luz demasiado forte , procure providenciar tudo aquilo que possa vir a interromper a leitura.
Não que você espere algo especial deste livro. Há tanta gente que vive a espera de experiências extraordinárias. Você não. O melhor que se pode esperar é evitar o pior, tanto na vida privada como nos problemas do mundo. Você acredita que seja certo conceder a si mesmo o prazer juvenil da expectativa, mas em que o risco da desilusão não é grave.





Comentário




Concordo que para ler, devemos relaxar, ficar no silêncio, em uma posição que estejamos a vontade e num local confortável. Mas nem sempre a leitura acontece dessa maneira, em virtude da correria do dia-a - dia, dos compromissos, do trabalho, às vezes lemos onde for possível, como : no ônibus, metrô, entre barulho de aparelhos sonoros e conversas.Quanto a posição nem sempre é possível escolhe-la. JÁ ler a cavalo para mim , acho que seria um pouco desconfortável, cavalgar combina mais com visualizar a paisagem.Em relação a luz concordo plenamente que deve ser regulada para não prejudicar a vista.Nem sempre quando lemos esperamos algo de extraordinário ou simplesmente não esperamos nada. Acredito que sempre há perspectiva quando se lê, seja para nos divertir, entreter ou ampliar nosso conhecimento e modo de compreensão das coisas. Sem que isso tenha que ser extraordinário, uma coisa é certa a leitura amplia nossa capacidade de dissernimento e entendimento do mundo a nossa volta.




Por Adimara e Lenice

Nenhum comentário: