terça-feira, 27 de novembro de 2007

ATIVIDADE FINAL

ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE
CURSO – EDUCANDO PARA SUSTENTABILIDADE
Fonte: www.cognita.com.br/ea
Água Hoje e Sempre : Consumo Sustentável

TRABALHANDO COM RÓTULO

“ O rótulo não é apenas uma propaganda do produto. Nele constam informações importantes como lote e endereço de fabricação que servem para o consumidor reclamar de um eventual problema no alimento” afirma Murilo Dirverse, técnico de alimentos do IDEC.
Os indecifráveis termos técnicos colocados na tabela nutricional não servem apenas do controle da quantidade de calorias consumida. A palavra Glúten em destaque nos alimentos, por exemplo, é um alerta obrigatório para as pessoas que sofrem da doença celíaca ( problema no intestino), pois a presença dessa proteína pode agravar o problema do consumidor.

Atividade: O que mostram os rótulos

Objetivos: Conhecer os termos mais comuns dos rótulos comerciais;
Familiarizar-se com a leitura e interpretação dos mesmos antes de comprar.

Procedimentos: cada aluno traz cinco rótulos de produtos alimentícios de sua casa;
- formam-se grupos de até quatro colegas;
- cada aluno transcreve toda informação que figura em seu caderno;
- classifica-se montando uma tabela com as seguintes informações: nome do alimento, peso líquido, autorização sanitária, ingredientes, informação nutricional, país de origem, data de validade;
- os grupos conversam sobre as informações;
- pesquisa na internet sobre o tema rótulo e saúde;
- criar um desenho ideal para um rótulo pensado pelo consumidor.

Sites: “Tô de olho” do ministério de Justiça,
http:/www.mj.gov.br/DPCD/todeolho/default.htm


CAPACIDADES DESENVOLVIDAS
- localizar informações explícita no texto;
- inferir informação implícita no texto;
- estabelecer relações entre informações presentes no texto;
- posicionar-se sobre os fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.

COMENTÁRIO

A proposta é boa , tratou o conteúdo, deu subsídios, pediu vários gêneros, análise, esquemas, comparações entre outros textos, relato, percepção de outras linguagens, através de pesquisas.
ADIMARA E LENICE

Um comentário:

Tamara disse...

Professoras, parabéns pelo cumprimento das atividades, pelo capricho e compromisso na realização dos trabalhos. Vocês demonstraram responsabilidade e interesse em aprimorar seus conhecimentos. Abs, Cid e Tamar.