terça-feira, 20 de novembro de 2007

RELATÓRIO CIENTÍFICO



Título: A DIFUSÃO - CAFÉ AO LEITE

INTRODUÇÃO

Uma das características da espécie humana é a capacidade de criar conhecimento e é isso que a distingue das demais. Para melhorar sua condição de vida, os seres humanos procuram compreender os fenômenos que observam ao seu redor.
O conhecimento científico é considerado confiável porque pode ser comprovado mediante experimentos físicos como, por exemplo, quando colocamos uma gota de café no leite e não mexemos: Será que haverá uma mistura? Será que o café vai para o fundo da xícara ou ficará na superfície? Há então necessidade de um experimento simples e observações para conclusões.
É muito provável que haja uma mistura que ocorre o processo da difusão.

EXPERIMENTO

Pega-se uma xícara transparente cheia de leite, coloca-se lentamente uma gota de café. Percebe-se que as moléculas de café adquirem um movimento natural e espalham-se por todo o leite existente na xícara.

RESULTADO

Com o espalhamento do café ao leite, houve uma pequena alteração na cor e no sabor do mesmo, o que indica que ocorreu uma reação química. Não houve necessidade de misturar a substância, esse processo aconteceu naturalmente.

CONCLUSÃO

De acordo com o processo da difusão, as partículas de um soluto tendem a migrar de um meio mais concentrado para outro menos concentrado, espalhando-se pelo solvente. Essas partículas movimentam-se através da energia cinética, que é natural entre as moléculas.
Nesse experimento o soluto é a gota de café e o solvente o leite contido na xícara.
O processo da difusão ocorre diariamente no ambiente e nos organismos dos seres vivos, sendo essencial para muitos processos vitais; como por exemplo, a entrada e saída de ar dos pulmões. É essa relação de fenômeno com a vida que leva o homem a pesquisar e procurar sempre por respostas.





Nenhum comentário: