terça-feira, 23 de outubro de 2007

LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA A CIDADANIA( ROXANE ROJO)


Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes, porque as práticas de leitura no letramento escolar não desenvolvem senão uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente.
Ser letrado e ler na vida e na cidadania é escapar da literalidade dos textos e interpreta-los, é discutir com os textos, replicando e avaliando posições ideológicas que constituem seus sentidos, é, enfim, trazer o texto para a vida e coloca-lo em relação com ela.
Ler envolve diversos procedimentos e capacidades perceptuais, cognitivas, afetivas, sociais, discursivas e lingüísticas.

CAPACIDADES DE LEITURA ENVOLVIDAS NAS DIVERSAS PRÁTICAS LETRADAS
Estas capacidades básicas são ensinadas e aprendidas durante o processo de alfabetização, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Não se dão por si só , sem a contribuição de outras capacidades de compreensão, apreciação e réplica.
Tais capacidades se desenvolvem a partir de atuação do conhecimento de mundo, de antecipação ou predição de conteúdos, de checagem de hipóteses, localização de informações, comparação de informações, generalização, produção de inferências locais e globais. Para isso, é necessário a recuperação do contexto de produção do texto, a definição de finalidades e metas da atividade de leitura e percepção de relações de intertextualidade.

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