terça-feira, 27 de novembro de 2007

RELATOS COMENTADOS SOBRE OS TEXTOS

PODEMOS CONHECER O UNIVERSO?
REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL
Para Carl Sagan, a ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de
conhecimentos e a procura por regularidades. A ciência baseia-se na experimentação.
O principal artifício da ciência é pensar sobre alguma coisa, sempre com atitude crítica, admitindo hipóteses e checando-as.
Até que ponto porém podemos conhecer o Universo a nossa volta?
E um grão de sal, podemos conhecê-lo em seus detalhes? Esse grão de sal possui cerca de l0 l6átomos de sódio e cloro em posições tridimensionais predeterminadas. E o nosso cérebro quanto pode saber, o número de coisas conhecíveis pelo cérebro é cerca de um por cento de átomos do grão de sal.Assim, segundo Sagan o Universo seria incognoscível.
O sal é um cristal com estrutura predeterminada, se o Universo tivesse leis que o governassem com a regularidade da estrutura cristalina do sal então, o Universo seria cognoscível.
Os seres humanos são inclinados a encontrar regularidades para compreensão das coisas, é espantoso que existam leis naturais que resumem a forma como as coisas funcionam.
Nosso senso comum e nossa história evolutiva no faz entender alguma coisa do mundo prático, mas muitas leis ainda nos são muito complexas.
A idéia de que o mundo coloca-nos limitações é frustrante para o ser humano e impõe-nos certa humildade.
Mas para Sagan esse Universo incognoscível não é um lugar para um ser pensante, mas é ideal para nós pois é nele que habitamos e isso não deve ser uma coincidência.

Adimara e Lenice



Nenhum comentário: