terça-feira, 30 de outubro de 2007

LIVRO ESCOLHIDO


Livro: Projeto Araribá
Autor: Obra concebida e produzida pela Editora Moderna
Série: 8ª
Editora: Moderna

VOCABULÁRIO CIENTÍFICO - VERBETE DE DICIONÁRIO



"TEMPO"- 1- Sucessão dos anos, dias, horas, etc... , que envolve a noção de presente, passado e futuro. 2- Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize. 3- Época, estação. 4- As condições meteorológicas. 5- Flexão indicativa do momento a que se refere a ação ou estado verbal. 6- Cada uma das partes em andamentos diferentes, em que se dividem certas peças, como, p. ex. : a sonata.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O MICRÓCUS



O micrócus é um micróbio. E como tal não o poderemos ver, a não ser, é claro, por um microscópio. Ele, porém, dificilmente é visto, mesmo através de tal aparelho, pois sua timidez não tem limite. Detesta aparecer. Quando o empurramos à força, ele fica vermelho e nunca nos olha no rosto. Sua função é trazer até nós uma doença fatal: a microcunésia!!! Pois ele nos espeta com aquela setinha que carrega na mão, o resultado é terrível, se bem que ninguém saiba exatamente o que é, pois nunca ninguém foi espetado. Extremamente delicado e atencioso com todos, ele tem seus aposentos nas proximidades do Cerebellum, num quartinho por demais confortável, graciosamente florido, com as flores dispostas com notável bom gosto pelo quarto, em belos vasos sanguíneos. Nesse mesmo quarto, ele arrisca de vez em quando pintar um quadro e, sem nenhuma pretensão, pinta lindos motivos florais de cativante frescura.
Podemos até visitá-lo depois do seu expediente, quando seremos acolhidos com um lanche apetitoso. Se ele não conversa muito, por causa da sua timidez, escuta maravilhosamente – e, principalmente, acredita em tudo o que a gente fala e adora as nossas piadas.
Certa vez, micrócus se apaixonou por um anticorpo que era freira. Desse amos impossível resultou a desgraça dos dois. Ela, por sua heresia, foi queimada viva numa úlcera, transformando-se em santa e indo para o céu da boca. Ele foi condenado a passar o resto da vida numa prisão de ventre.
Mas o micrócus mais célebre foi um que conseguiu escalar um homem de dois metros, dos pés à cabeça, em três horas apenas; lá chegando, hasteou, altiva, a bandeira da sua espécie, imortalizando-a para todo o sempre.

(TACUS A CRIAÇÃO DAS CRIATURAS, ED. Vanguarda, SP., 1977, p. 33 © Dionísio Jacob, com autorização da Edições SM).

LINGUAGEM CIENTÍFICA

Passa informações e explicação de um determinado assunto, mas com uso de vocábulos, às vezes, desconhecidos ou pouco utilizados, numa linguagem mais formal, que para serem compreendidos é necessário o uso de dicionário ou de outros recursos, como pesquisa em sites.

LINGUAGEM METAFÓRICA

Nem tudo está dito ou posto no texto, tem sempre algo implícito ou pressuposto, que têm de ser compreendidos numa leitura efetiva. O autor deixa pistas no texto com significação construída.

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN


- Descobrimento da América
- Três caravelas de Colombo
- Mares, ilhas, montanhas
- Ouro, dinheiro, riquezas
- Os pássaros
- Cristóvão Colombo

COMPARAÇÃO ENTRE OS TEXTOS




- Praticamente não houve mudanças desde o descobrimento da América
- Ainda há tribos indígenas
- Relevo com mesmas características ( muito turismo)
- Riquezas como minérios, ouro
- Sociedades com problemas sócio-político e econômico
- Alguns locais conseguiram bom desenvolvimento, outros não.

TEXTO DE DOOLING E LANDMAN - IDÉIA CENTRAL


“Os olhos enganam”, disse ele, “um ovo, e não uma mesa, tipifica corretamente esse planeta inexplorado.”

AVALIAÇÃO DO CURSO


O curso é dinâmico, traz muitas informações e diversidade de textos, ampliando nossa concepção de leitura e escrita. Permitiu-nos uma integração e maior familiarização com os recursos digitais, como a internet, ao mesmo tempo, sugeriu maneiras de como trabalhar com os alunos em sala de aula. Ampliou muito nosso conhecimento, principalmente, os relacionados à área de ciências. Acreditamos que a partir de agora até a maneira de fazermos uma leitura ou interpretar um texto será diferente. Superou nossas expectativas.
Quanto às tutoras, foram ótimas, usaram uma linguagem clara e objetiva, e estratégias que levaram a participação efetiva de todos que tiveram que pesquisar, ler, interpretar, enfim, estudar. Isso foi muito bom.
Ponto negativo: Pena que foram só 30 horas. Gostaríamos de continuar . Esperamos que aconteça o módulo II.

RESUMO:PODEMOS CONHECER O UNIVERSO) REFLEXÕES


Resumo: Podemos conhecer o Universo? (reflexões sobre um grão de sal)

1- Ciência é um modo de pensar para saber como as coisas funcionam. Desafiar dogmas com questionamentos e experimentação.
2- Através dela procura responder questões que não são ou não eram compreendidas. Ex. formação das nuvens.
3- O pensar científico examina o mundo com atitude crítica. Leva o ser humano a pensar no âmago das coisas.
4- Será que podemos compreender o Universo? Tanto a ciência como intelectuais procuram por respostas.
5- Não conhecemos os detalhes de nossa Galáxia e de um grão de Sal?
6- Se analisarmos o grão de Sal com microscópio, descobriremos que possui mais átomos que as conexões de nosso cérebro.
7- Assim, o Universo seria incognoscível para nós.
8- O Sal é um cristal, com estrutura predeterminada de cloro e sódio, estudado pela Química.
9- Se o Universo fosse como o Sal seria cognoscível.
10- Os seres humanos são inclinados ao que é comum e procuram compreender o Universo em que vivem.
11- Existem leis naturais que regem o Universo e a forma de seu funcionamento.
12- O senso comum e nossa história evolutiva, prepara-nos para entender o mundo prático, mas a intuição pode nos fazer errar, quando não entendemos algo e discordamos. Ex. Teoria da Relatividade.
13- As leis que regem a natureza, podem proibir certas coisas. Como por exemplo algumas posições de rotação da Terra.
14- Essa idéia de que o homem tem limitações levou-o a frustrações, impondo certa humildade. Cada limitação é uma lei da natureza. O conhecimento do Universo depende das leis naturais e da capacidade intelectual de compreender essas leis.
15- Segundo Carl Sagan, O Universo é desconhecido, e ao mesmo tempo conhecido, e é ideal para nós, pois é nele que habitamos.

Hipóteses

Podemos conhecer o Universo? “Reflexões de um grão de sal”
Suponhamos que os elementos que constituem o grão de sal também são constituintes do Universo, e um grão de sal pode ser tão complexo para ser estudado, embora seja tão pequeno, em relação ao Universo, diante de sua imensidão.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

REFLEXÃO SOBRE UM GRÃO DE SAL

Pensar científico, checar hipóteses, levantar experimentos e compreende-los, examina o mundo com uma atitude crítica, como se muitos mundos alternativos pudessem existir, como se outras coisas devessem estar presentes, embora são estejam. Se você gasta algum tempo admitindo várias hipóteses, checando-as para ver se têm sentido, se se ajustam com algo que já sabemos, imaginando testes que possam incorporar ou esvaziar nossas hipóteses, está fazendo ciência. E se você vier a praticar esse modo de pensar, transformando-o num hábito, cada vez irá aperfeiçoa-lo.
O Universo é incognoscível, absolutamente imune a qualquer tentativa de pleno conhecimento por parte do homem, mas se o Universo tivesse leis naturais que governassem seu comportamento com o mesmo grau de regularidade das leis que determinam a estrutura cristalina do sal, então o Universo seria cognoscível.
Naturalmente, os seres humanos são altamente inclinados a encontrar regularidades, isto é, leis naturais. O Universo força os que nele vivem a compreende-lo. O Universo pertence àqueles que, pelo menos até certo ponto, são capazes de imagina-lo.

FAZER CIENTÍFICO

Fazer científico é um saber fazer que é a própria prática do pesquisador, de acordo com seu objeto investigado, não seria um conjunto de regras codificadas ou passos convencionados a serem aplicados, mas sim um procedimento” personalizado” a ser construído pelo pesquisador durante a sua investigação.

SENSO COMUM

Senso comum é um saber que nasce das experiências questionadas, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos, um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as regras de conduta, enfim, sobre tudo que necessitamos para poder nos orientarmos no nosso dia-a-dia.
É, por isso, um saber informal, que se adquire de uma forma natural, não exige grandes esforços, ao contrário dos saberes formais, tais como as ciências, que requerem um longo processo de aprendizagem escolar.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

LETRAMENTO E CAPACIDADES DE LEITURA PARA A CIDADANIA( ROXANE ROJO)


Ler é melhor que estudar”. Esta é uma opinião quase unânime e compartilhada pela população letrada e pertencente às elites intelectuais brasileiras. A escolarização, no caso da sociedade brasileira, não leva à formação de leitores e produtores de textos proficientes e eficazes, porque as práticas de leitura no letramento escolar não desenvolvem senão uma pequena parcela das capacidades envolvidas nas práticas letradas exigidas pela sociedade abrangente.
Ser letrado e ler na vida e na cidadania é escapar da literalidade dos textos e interpreta-los, é discutir com os textos, replicando e avaliando posições ideológicas que constituem seus sentidos, é, enfim, trazer o texto para a vida e coloca-lo em relação com ela.
Ler envolve diversos procedimentos e capacidades perceptuais, cognitivas, afetivas, sociais, discursivas e lingüísticas.

CAPACIDADES DE LEITURA ENVOLVIDAS NAS DIVERSAS PRÁTICAS LETRADAS
Estas capacidades básicas são ensinadas e aprendidas durante o processo de alfabetização, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Não se dão por si só , sem a contribuição de outras capacidades de compreensão, apreciação e réplica.
Tais capacidades se desenvolvem a partir de atuação do conhecimento de mundo, de antecipação ou predição de conteúdos, de checagem de hipóteses, localização de informações, comparação de informações, generalização, produção de inferências locais e globais. Para isso, é necessário a recuperação do contexto de produção do texto, a definição de finalidades e metas da atividade de leitura e percepção de relações de intertextualidade.

GENERALIZAÇÕES PARCIAIS, SELAÇÃO E SÍNTESE

SEQUÊNCIA CORRETA: 01 - 10 - 11 - 14 - 07 - 09 - 15 - 02 - 06 - 03 - 08 - 12 - 13 - 04 - 05.

MURAL DA CIÊNCIA

CIÊNCIA - É a possibilidade de novas descobertas e prováveis explicações para muitos mistérios através do conhecimento.CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA:Experiências, teorias, relatos, levantamento de hipóteses, checagem, observação, análises que levam a possíveis mudanças e soluções.Postado por ADIMARA E LENICE

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

QUESTÃO DO ENEM - 2007-ÁLCOOL

A alternativa correta é a E. O aluno teria que ter habilidades visuais, mobilizar, conhecer e utilizar várias linguagens nas áreas de Português e Matemática. Perceber as inferências locais e global, usando raciocínio, interpretação, comparação de informações, generalização, ética e moral.

BOLETIM DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS

Frequentemente confundido com o histórico escolar, o boletim de notas nada mais é do que um histórico do ano corrente. Geralmente é necessário traduzí-lo quando o aluno não concluir determinado ano, incluindo as notas que seriam usadas para calcula-lo da média final,que aparecem nos históricos. O boletim de notas frequentemente pode ser emitido em forma de guia de transferência.
Estes documentos podem variar bastante em tamanho, formato e conteúdo. Alguns incluem não somente notas, como também carga horária e informação sobre freqüência.

CHARGE JORNALÍSTICA

É um texto polifônico, isto é, um texto que apresenta várias vozes em sua construção e que mantém relações intertextuais com outros textos, publicados ou não pelo jornal.
Depreendemos que as relações intertextuais da charge jornalística podem se estabelecer com textos verbais, visuais, conforme simbologia criada em torno do dia de publicação do jornal e com a própria charge.
A charge pode ser engraçada ou não, mas é sempre inteligente e induz a reflexão sobre algum tema atual e relevante.

ROMANCE POLICIAL

O romance policial cresceu e se firmou como um dos mais populares gêneros literários do século XX. A violência nos romances policiais estava ligada ao clima da época do seu surgimento um pós-guerra, onde o crime organizado crescia a olhos vistos nas grandes cidades americanas .
Os escritores de romance policial também se preocupam com a forma como descrevem lugares e situações. Tão boa como a trama, o ritmo da mesma define uma boa obra policial.
A ficção policial passou por várias alterações em seu contexto, adequando-se a cada época e provocando sua consistência e longevidade.
Ganhou novos adeptos ao mundo da leitura, desde seu surgimento muita coisa mudou, o mundo do crime, os detetives, embora não tenham sumido. Seus principais cronistas também.

Relato de experiência científica

Com o artigo publicado em Química Nova Escola nº 4, foi possível conhecer e refletir sobre uma modalidade de formação continuada de professores de química dirigida à superação de práticas tradicionais vigentes nas escolas. O presente artigo relata uma experiência desenvolvida por professores que participam desse processo, enfocando o tratamento de problemas considerados autênticos no ensino-aprendizagem em química, no nível médio.
Apresentamos e discutimos alguns aspectos teóricos e metodológicos que poderão subsidiar a utilização de livros paradidáticos no ensino de química, como também de recortes de jornais e artigos de revistas especializadas.
Investigações recentes sobre aprendizagens apontam para a impossibilidade de separar o que é aprendido da forma como é aprendido e usado.
A definição é um momento importante do processo de construção do conhecimento, representa um estágio de síntese.
Foi feito um trabalho em Contagem – MG sobre vantagens e desvantagens do uso do álcool e da gasolina como formas de energia, problemas relacionados à industrialização, técnicas de conservação de alimentos aditivos, saúde, fome entre outros. O importante é que os alunos escolham temas relevantes para serem investigados na comunidade onde vivem.
O Desenvolvimento da Experiência
Incentivar a leitura, a interpretação de textos, criatividade, pesquisa, desenvolvimento do senso crítico e criatividade.
Atividades como sessões de vídeos, confecção de murais, discussões sobre a qualidade de vida e o meio também foram desenvolvidos.
Os professores e alunos socializaram suas experiências individuais, passando da pesquisa para problemas autênticos. Estruturaram atividades e construíram consensos/entendimentos.
Esse projeto busca suscitar nos alunos o interesse por problemas vivenciados em seu dia-a-dia. Os temas são trabalhados articuladamente com o desenvolvimento do currículo.
Ao final, pretende-se entre outras coisas, que o aluno não só tenha competência para resolver o problema, mas também que, ele saiba propor um outro problema semelhante que possa ser investigado.no ensino-aprendizagem .

Interrogatório

INTERROGATÓRIO POLICIAL

1- Qual o seu nome?
Mariquinha da Silva

2- Qual o seu endereço?
Rua 23 de Março, 3456, centro

3- Além do corpo, havia algum objeto no local?
Não.

4- Você está sozinha em casa?
Sim, estou.

5- Você tocou no cadáver?
Sim, pois achei que estivesse desmaiado.

6- Havia mais alguém por perto quando você encontrou o cadáver?
Não, apenas vi um vulto dobrar a esquina.

7- O que você estava fazendo quando a campainha tocou?
Estava me preparando para ir ao trabalho.

8- Por favor, não saia da cidade porque a qualquer momento você terá que comparecer à delegacia para maiores esclarecimentos.

Produção de textos de gêneros diferentes esferas

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CAPACIDADES DE ESCRITA -PROPOSTAS "A" E "B"

Gêneros que circulam em minha área do conhecimento são: charges, histórias em quadrinhos, textos explicativos, expositivos, argumentativos, filmes, boletins, músicas, poemas , peças teatrais, jornalísticos e outros. Em minha sala de aula além dos citados acima, também diários de classe, exposição oral, debates, resumos entre outros. Os alunos apresentam mais dificuldades na interpretação de textos e na construção de texto de opinião.
lenice

CAPACIDADES DE ESCRITA -PROPOSTAS "A" E "B"

Gêneros que circulam em minha área do conhecimento são: mapas, gráficos, textos explicativos, textos expositivos, textos argumentativos, filmes, boletins, músicas, poemas e outros. Em minha sala de aula além dos citados acima, também diários de classe, exposição oral, debates, resumos , maquetes, visitas de campo, entre outros.Os alunos apresentam mais dificuldades na leitura de gráficos, e na construção de texto de opinião. Os gráficos porque são pouco trabalhados, e no texto de opinião porque, na maioria das vezes, os alunos não têm ou acreditam não terem conhecimentos mais amplos dos temas desenvolvidos.
Adimara- Ciências Físicas e Biológicas.

Esferas de Atividades Humanas e de Gêneros de Discurso

Quadro 1 - Congresso Nacional
Esfera - Política
Atores - deputados, senadores, assessores, partidos, relator, funcionários, eleitores,, lobista.
Interesses - poder, criação e votação de leis, apoio à campanhas...
Atividades - criação e votação de leis, CPI, discurso na plenária...
Gênero - discurso, debates, relatórios, emendas, cartas, ofícios.

Quadro 2 - Diário de Notícias
Esfera -jornalística
Atores - editores, repórter, empresários, colunistas, fotógrafos, críticos, leitores, apresentadores.
Interesses - vender, informar, prestação de serviços, marketing, formar opiniões, tendência política.
Atividades - pesquisas, redação, produção, relato de fatos, vendas, anúncios, texto de opinião, entretenimento, notícias.
Gênero em circulação - artigo de opinião, crônica, carta do leitor, notícias, reportagens, horóscopo, história em quadrinhos, charge...
Quadro 3 - Laboratório de Química
Esfera - Científica
Atores - professores, pesquisadores, estudantes, farmacêuticos, médicos, químicos, investidores, empresas...
Interesses - econômicos, produção de conhecimento, solução de problemas, conseguir verbas, patentear...
Atividades - experimentos, pesquisas, anotações de dados, , análises, publicação de dados, elaboração de projetos...
Gênero - relatório científico, projeto pronto, artigo de divulgação científica, tese, monografia.


Quadro 4 - Sala de Aula
Esfera - educacional ou escolar
Atores - professores, alunos, diretores, serventes, inspetor, funcionários da D.E., Atps, comunidade, mantenedor...
Atividades - aulas dialogadas, reuniões, pesquisas, teatro, esporte, jogos, experiências,...
Gênero - seminários, provas escritas, relatos, dissertação, boletins, enunciados de problemas, gráficos...

SINOPSE : Vídeo - Minha vida de João

Esse vídeo apresenta a história de um garoto e a construção de sua masculinidade da infância até a juventude.
Focaliza os diferentes aspectos que um homem jovem tem que enfrentar para tornar-se um homem em nossa sociedade: o machismo, a violência intra-familiar, a homofobia, as dúvidas com relação a sexualidade, a primeira relação sexual, gravidez, uma DST e a paternidade.
Objetivo discutir crenças, sexualidade, saúde reprodutiva, masculinidade e reflexão sobre ser homem.

O que é Blog?

É uma ferramenta de fácil utilização, não necessita conhecimentos de programação. É amplamente utilizada pelos jovens para bate papos com os amigos, registros pessoais na forma de diário, relatos, e outros.
Na educação, os blogs oferecem múltiplas opções de atividades, tanto ao educando quanto ao educador. É possível fazer intercâmbio com outras escolas ou turmas da mesma escola, para debater o mesmo tema, publicar textos e opiniões, favorecendo a produção escrita e a leitura.