quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PREDIÇÃO/ANTECIPAÇÃO

Imaginamos um homem numa estação de trem, trajando casacos longos e pretos, botas, cachecol, chapéu, portando uma pasta grande com alguns livros para serem comercializados. Ele olha para o céu com nuvens densas e escuras, com raios gigantescos. Pensa no dia seguinte, nos seus clientes, espera que faça boas vendas, apesar do mau tempo. Pensa também no seu retorno à sua casa, no seu descanso, na comidinha quente e suspira...

PARÓDIA DO TEXTO: SE UM VIAJANTE NUMA...

É melhor lermos ao ar livre, deitada numa rede debaixo de uma árvore frondosa, ouvindo o cantar suave e alegre dos pássaros. Sentindo o frescor da natureza, o aroma das flores que enfeitam o local. Não queremos ser perturbadas! Queremos viajar pela leitura, flutuar num mundo de fantasias, de sonhos e, ao mesmo tempo, deparar com o que temos de mais real.

PARÓDIA

É a recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescrita de caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico, jocoso.

RESENHA

Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente. Permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área. Normalmente a resenha é uma tarefa para especialistas no assunto, como, professores de determinada área.

RESUMO

Em geral, guarda mais ou menos a quarta parte do texto original. Ele deve conter os pontos essenciais do texto, preservando-se as intenções do autor, mantendo sua ênfase e dando atenção maior àquilo de que o autor trata mais longamente. O resumo deve ser, antes de mais nada, fiel, ao texto de que trata.

SINOPSE

É a apresentação concisa do texto de um artigo, da obra ou documento que acompanha, devendo ser redigida pelo autor ou editor.

DEPOIMENTO

A leitura abre novos horizontes, aumenta nossa imaginação e concentração, enobrece e acalma-nos espiritualmente. Através dela podemos brincar com a fantasia, nos tornar mais cultos, ou simplesmente, passar momentos de entretenimento.
Gostamos de ler diversos tipos de texto, principalmente aqueles que nos fazem refletir, fazendo com que mudemos nossas atitudes e compreendamos melhor o outro, com um novo olhar sobre o mundo.

A LEITURA E A ESCRITA DEVEM MERECER ATENÇÃO DE TODAS AS DISCIPLINAS

A leitura e a escrita são partes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Tendo a escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa de utilizar o texto para uma aquisição significativa da linguagem. Outras disciplinas devem utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado. Reconhecendo sua importância na sala de aula a utilização do texto deve acontecer com mais frequência e que este possa articular-se coerentemente dentro de uma proposta interdisciplinar articulada entre as áreas do conhecimento.
Todo educador deve tomar para si um pouco de responsabilidade de consolidar a leitura e a escrita na sala de aula através dos textos, porque mesmo sendo papel do professor de língua portuguesa sistematizar o ensino da língua todas as disciplinas devem ensinar a utilizar o texto de que fazem uso.

EXPECTATIVAS DO CURSO

EXPECTATIVAS DO CURSO

Apesar de estarmos um pouco preocupadas e ansiosas por não dominarmos muito bem os aspectos da área digital, acreditamos que este curso está sendo um dos melhores que a diretoria de Jales oferecera.e que, com a nossa participação direta na elaboração das atividades, ocorrerá um desenvolvimento bem maior na leitura e escrita e na busca de conteúdos que aprimorem nosso conhecimento.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Perfil

Somos professoras de Ciências e Língua Portuguesa, formadas pela Unijales, também fizemos o curso de Complementação Pedagógica nas Faculdades Integradas Urubupungá e FAR de Ilha Solteira.
Trabalhamos no magistério há 8 anos. Eu, Lenice, professora de Língua Portuguesa, atuei como PEB-I, tenho boas lembranças, mas prefiro atuar como PEB-II.E minha amiga Adimara, professora de Ciências, sempre trabalhou como PEB-II.
Atualmente estamos trabalhando na Escola Zélia, em Pontalinda, pelo artigo 22, Graças a Deus e aguardando o resultado da Remoção.
Embora atuamos em áreas diferentes temos algo em comum: apreciar uma boa leitura.